segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reflexão dos Módulos 14, 15 e 16 de Infraestrutura Escolar


REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO 14











Neste módulo aprendi como funciona a energia de uma escola, é uma fonte fundamental e as instalações correta e segura.



Sempre cuidando do impacto ambiental, aprendi também que com os avanços tecnológicos no aproveitamento das fontes preservando-as e assim será por muitos anos as principais fontes geradoras de energia para nosso Brasil.



A energia é de suma importância em nossa vida, pois é um assunto que nos convém, como iluminaria por toda a casa, chuveiro quentinho e muitos outros. Nas ruas para iluminar e ornamentar escolas, hospitais, enfim, é fundamental para todo tipo de conforto e beleza do ambiente. Com esse módulo aprendi a economizar energia, e que  tem vários meios, mas o que achei muito importante foi a limpeza das lâmpadas e das iluminarias é essencial para manter um nível de iluminação adequada, pois o escurecimento das mesmas reduz sua eficiência. Pois, juntam o útil ao agradável a limpeza e a economia de energia.



Gostei muito da palestra o qual foi desenvolvida pelo palestrante Carlos Ferraciolli que trabalha como assistente da defensoria pública em Eldorado.



O assunto foi sobre normas e regras no trabalho, direitos e deveres do trabalhador, o servidor público. Debateu-se muito sobre direitos trabalhistas, licença por motivos de saúde entre outros. O efeito do tema sobre os presentes ouvintes foi de imediato, pois o assunto é bastante polêmico.



Porque o servidor crê ter mais direitos do que deveres. O importante é buscar conhecer melhor nossos direitos e deveres.



Foi um módulo nota dez.

































REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO 15











Realizou-se a aula do módulo 15 no dia vinte e quatro do mês de março com a palestra da Maria José, falou nos sobre motivação, gostei foi uma palestra bem proveitosa.



Ensinou-nos que nossa vida tem muito alto e baixo e que nós temos que ter estratégias na realidade da vida e, que temos que ser firmes.



Aprendi também que o professor para trabalhar com a realidade cultural do aluno deve construir uma ação didática, pois atende as normas prática que o professor precisar programar e promover o ensino e garantir a aprendizagem.



Pois a forma de organização das salas pode comportar ambientes diversificados entre crianças e ambiente. São as chamados cantinhos reservados à manipulação de materiais como: jogo, artes, faz de conta leitura, musicalização, dramatização. A criança aprende o que vive, não o que ouve.



É muito importante a compatibilidade da atividade pedagógica com o uso do equipamento com a seleção de música ou retro projetor, vídeos e dvds. Isso em caráter recreativo ou lazer, em determinadas situações.



Filmes devem ser pensados como recursos didáticos, ou seja, como mediadores do processo ensino aprendizagem, com curta duração para que auxiliem na compreensão da matéria e que os alunos cheguem mais rápido ao assunto proposto, e desenvolvendo com mais rapidez e atitude.



Gostei muito desse módulo, cada módulo é um aprendizado, pois cada um é uma modalidade de educação básica que dá perfil profissional com a realidade atual do momento.

































REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO 16











Realizou-se na aula do módulo 16, no dia cinco de maio de dois mil e doze, a nossa coordenadora Eunice passando os deliciosos recados, pois como sendo o último dia de aula como estavam todos eufóricos, foi um dia meio corrido, mas foi um dia maravilhoso.



Bom, com esse módulo aprendi que o ser humano, os primórdios buscavam abrigo nas cavernas para proteger-se das chuvas, frio, raios e dos predadores. Essas cavernas tinham só uma entrada que dificultava a entrada de bichos ferozes.



Mas o homem resolveu se espalhar pelo mundo e nessa aventura se desenvolve de geração em geração, técnicas para se abrigar artificialmente, pois foi aprendendo como se abrigar. Daí veio a idéia de construir, foi quando começaram as primeiras casas edificada pelo homem para sua proteção.

Neste módulo nos fala também do meio ambiente, para que não haja tanto desperdício, com o aproveitamento de materiais de refugo, só assim diminui entulhos de construções pelas encostas sem destino. Hoje em dia estão reaproveitando tudo, assim com usa utilização ou reciclagem futura.

É assim cada vez mais a melhoria cuidadosamente vigiada por todos nós precisamos de um ambiente sustentável.



Nossa tutora Érika passou-nos vídeos e explicou-nos o módulo antes do almoço, e nos deixou fazer os pratiques na sala de aula. Logo em seguida, fomos para o SIMTED. Nossa! Lá foi um auê, eu, Vilma, Lourdes, Juraci e as colegas começamos tirar fotos em todos os cantinhos do salão, nossa! Amei tudo aquilo. Em seguida almoçamos, foi um churrasco que ficou na história, estava excelente, ri muito o dia todo, nós parecíamos crianças comendo doces a toda hora, também tinha doce a vontade, me senti verdadeira criança. Há! Eu até esqueci que as turoras Érika, Lílian e Dulce, o Maurício, Mário Coelho, Otília, Joana estavam lá fazendo parte do nosso dia. Eu me senti muito feliz com tanto carinho recebido de vocês tutoras, os demais que participaram daquela recepção calorosa, e com as brincadeiras, as mesas com aquelas decorações.



 Tudo ficou dez.