segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reflexão final do módulo - 14 Bloco II Secretaria Escolar


Reflexão final do módulo - 14



                        Nesse módulo vimos que o funcionamento da educação tem se configurado como uma das bandeiras mais significativas dos educadores. Uma educação pública de qualidade para todos tem sido perseguida desde a primeira República (1889 – 1930) que culminou no mais importante documento de educação desse País: O Manifesto dos Pioneiros da educação Nova (1932). Esse Manifesto chamava a atenção da nação para a urgência de um Plano Nacional de Educação por meio do qual se construiria o País desejado.

            Os reflexos do Manifesto fizeram-se salvo raras exceções. Conforme vimos nesse estudo, a Constituição de 1934 será a primeira a vincular recursos para educação, bem como será a primeira a assumir o papel da educação na construção da nação brasileira.

            A atual Constituição de 1988, mantém a vinculação de recursos destinados para a educação em seu art. 212 que, a propósito, configura-se no alvo privilegiado das atenções para com o fazer educacional. Não à toa, tem recebido a atenção dos pesquisadores.

            Aprendi o que é orçamento participativo? Orçamento público? LDO? Plano Plurianual? E o quanto é importante o Conselho Municipal do Orçamento Participativo e que cabe a este conselho acompanhar e fiscalizar os investimentos e obras realizadas pela Prefeitura e como os Vereadores estão votando nesses orçamentos que eles têm que analisar e discutir pra dar parecer favorável. Desta forma a prefeitura, população e Câmara Municipal, juntas construirão uma cidade melhor, planejando o futuro desejado.  Aprendi também o quanto é importante exigir notas fiscais nas compras em que fazemos em nosso dia a dia.






Reflexão Final do Módulo 13. Bloco II Secretaria Escolar


Reflexão Final do Módulo 13.

A aula desse dia teve início as 7:00 horas, assim como todas as outras aulas, teve oração, teve palestra ministrada pelo supervisor da Sanesul o Sr. Roniflávio Aparecido de Souza Lima, onde o mesmo falou sobre a importância de nossas atitudes quanto a conservação e a prevenção do meio ambiente e que pequenas mudanças em nosso dia-a-dia, em nossa casa, no trabalho e na rua representam muito para o meio ambiente.

            Exemplo:

·        Diminuir o tempo de duração no banho;

·        Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos;

·        Não jogar lixo no chão;

·        Faça compras no mercado com sacolas ecológicas: são reutilizáveis e geram menos lixo;

·        Não desperdice papel;

·        Apague as luzes ao sair da sala

·        Utilize luz natural nos ambientes sempre que necessário

·        Desligue todos os equipamentos que não estiverem em uso.

Tivemos a aula expositiva na sala de aula, onde o mesmo falou que a Sanesul possui modernos sistemas de tratamento de esgoto em operação na cidade de Eldorado –MS, E que a coleta e o tratamento de esgoto contribuem para proteger rios, córregos e nascentes. Desta maneira evita danos ao Meio ambiente e a saúde pública. Após a essa aula fomos a uma aula de campo, na qual o ônibus já estava a espera dos estudantes, o primeiro poço artesiano a ser visitado foi o do Bairro CDHU, ele nos falou sobre o funcionamento desse poço, depois fomos para a Sanesul, lá ele nos explicou o funcionamento do tratamento da água e com é feito a distribuição dessa água para a população de Eldorado – MS.

Fomos conhecer o sistema de esgotamento sanitário que esta sendo feito em algumas áreas da cidade. La ele explicou seu funcionamento inicial até o funcionamento final do sistema de esgoto. Vimos que a Sanesul presta serviço em abastecimento de água e esgotamento sanitário, contribuindo para a saúde das pessoas, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico do Estado de Mato Grosso do Sul.      Voltamos para a Escola Estadual Eldorado, almoçamos e após o almoço, retornamos ao estudo do módulo 13.

Na Unidade 01 – vimos Linguagem e interação, identificar como a linguagem e alguns de seus fenômenos são usados na comunicação e na interação com o outro.

Na unidade 02 – Estudamos alguns tópicos da fala em situações comunicativas, aliada à apresentação pessoal.

Na unidade 03 – Estudamos tópicos gramaticais aplicados à escrita. E na Unidade 04 Vimos os temas documentação e arquivo.

Na unidade 05 – estudamos os procedimentos para arquivar documentos. Na Unidade 07 o conteúdo estudado foi: identificar a contribuição dos servidores administrativos.

Na unidade 08: o conteúdo estudado foi: Explicar os gêneros textuais administrativos da escola e seus usos.

Essa aula foi maravilhosa, assim como todas as outras, a Tutora Lilian é uma pessoa que tem um carisma maravilhoso. É agradável estudar com ela, ela é dinâmica,  explica bem os conteúdos, as aulas são bem preparadas e planejadas, não cansam a gente, o dia passa tranquilamente, graças as boas técnicas de a mesma expor os conteúdos estudados em sala de aula.



                                                          






Reflexão do Módulo - 11 - Bloco II Secretaria Escolar


Reflexão do Módulo - 11

            Realizamos no dia 15 de outubro mais um encontro do Bloco II, que teve início as 7:00h, onde a tutora Lilian deu as boas vindas a todos os cursistas e em seguida fizemos uma oração. Após a oração assistimos uma mensagem, Os sonhos de Deus – Nani Azevedo.

 Após a oração, a Tutora nos disse que em tudo o que formos fazer devemos colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida antes de qualquer ação. Logo após essa fala iniciou a aula do Módulo 11, gestão democrática nos sistemas e nas escolas.

            Foi uma aula produtiva, estudamos no decorrer do dia todas as unidades do livro, ela passou vídeo com mensagem, tivemos aula no laboratório de informática, iniciamos o trabalho de uma PPS, no qual o tema era Diversidade Cultural.

            Avalio o encontro com muita satisfação, pois a tutora expôs a matéria através de slides usando textos de apoio, vídeos e leitura do conteúdo e explicação do mesmo. Foi possível ter um bom entendimento da matéria estudada.

            O passo fundamental no aprendizado da democracia inicia-se com a gestão democrática do sistema escolar, que deve focalizar e objetivar como alvo prioritário o processo ensino-aprendizagem

            Nesse Módulo refletimos que a gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. Portanto, tendo mostrado as semelhanças e diferenças da organização do trabalho pedagógico em relação a outras instituições sociais, enfocamos os mecanismos pelos quais se pode construir e consolidar um projeto de gestão democrática na escola. Nesse sentido, está posto no Plano Nacional de Educação que “a gestão deve estar inserida no processo de relação da instituição educacional com a sociedade, de tal forma a possibilitar aos seus agentes a utilização de mecanismos de construção e de conquista da qualidade social na educação”.



A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local, na maior integração entre os agentes envolvidos na escola – diretor, professores, estudantes, coordenadores, técnico-administrativos, vigias, auxiliares de serviços – no apoio efetivo da comunidade às escolas, como participante ativa e sujeito do processo de desenvolvimento do trabalho escolar.



A gestão democrática implica um processo de participação coletiva. Sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola. Nesse sentido, para a efetivação da gestão democrática na escola, devem ser observados os seguintes pontos básicos: os mecanismos de participação da comunidade escolar e a garantia de financiamento das escolas pelo poder público.

Para que haja a participação efetiva dos membros da comunidade escolar, é necessário que o gestor, em parceria com o conselho escolar, crie um ambiente propício que estimule trabalhos conjuntos, que considere igualmente todos os setores, coordenando os esforços de funcionários, professores, pessoal técnico-pedagógico, alunos e pais envolvidos no processo educacional.

Apesar de as lutas em prol da democratização da educação pública e de qualidade fazerem parte das reivindicações de diversos segmentos da sociedade há algumas décadas, essas se intensificaram a partir da década de 1980, resultando na aprovação do princípio de gestão democrática na educação, na Constituição Federal art. 206.

A Constituição Federal/88 estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática, sendo esses regulamentados através de leis complementares. Enquanto lei complementar da educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabelece e regulamenta as diretrizes gerais para a educação e seus respectivos sistemas de ensino. Em cumprimento ao art. 214 da Constituição Federal, ela dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação – PNE (art. 9º), resguardando os princípios constitucionais e, inclusive, de gestão democrática.



A elaboração do PNE, conforme exposto nos textos legais, visa a elucidar problemas referentes às diferenças socioeconômicas, políticas e regionais, bem como às que se referem à qualidade do ensino e à gestão democrática. O PNE trata dos diferentes níveis e modalidades da educação escolar, bem como da gestão, do financiamento e dos profissionais da educação. Esse plano, aprovado em 2001 pela (Lei nº. 10.172/2001), traz diagnósticos, diretrizes e metas que devem ser discutidos, examinados e avaliados, tendo em vista a democratização da educação em nosso país.

Enfim, esse módulo destacou a gestão democrática como a forma mais adequada de gestão da educação, em qualquer de seus níveis.

Compreendemos que existem diversos instrumentos e estratégias de gestão, sendo o Conselho Escolar um dos espaços mais promissores para o exercício democrático. Assim, o Conselho Escolar, com representação dos professores, funcionários, estudantes, pais e comunidade externa, passa a participar ativamente da essência do processo educativo e a se preocupar com a aprendizagem desenvolvida na escola.

            Quanto ao financiamento da educação, vimos que a Constituição Federal vincula recursos para a educação, o que garante a base do seu financiamento. Com esta vinculação, a educação tem garantido recursos da União, dos Estados, Municípios e do DF. E que além dos recursos vinculados, o ensino fundamental possui outras fontes de recursos: Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE); Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Salário –Educação. O FUNDEB.

 capítulo final do módulo demonstrou que a educação é uma prática social. Vimos também, que o PP procura romper com a resistência que existe face à sistemática de se planejar a educação escolar, elucidando seu caráter não neutro e identificando-o como instrumento que pode resgatar a unidade do trabalho escolar, atualmente tão fragmentado.

Conclusão o referido módulo reforçou a relevância da participação dos funcionários em todo o processo de gestão democrática. Seja como educadores não-docentes, Conselhos Escolares, desenvolvimento e avaliação do planejamento educacional no Plano Estadual e Municipal de Educação e no PP da escola.

Paulo Freire ensinou aos oprimidos de todos os cantos do mundo que a educação é sempre um ato político. Como tal, nele não cabem nem a consciência ingênua, nem o ativismo voluntarioso e nem o sacerdócio salvacionista. Educar exige capacidade de síntese e percepção crítica da realidade. Só o debate, o confronto de saberes e a disposição de ser convencido fazem a luz.

Reflexão Final do Bloco II - Secreatraia Escolar


Reflexão Final do Bloco II





Memorial conclusivo do Bloco II do Curso Técnico em Secretaria Escolar.
                            Este memorial refere-se ao Bloco II do Curso Técnico de Formação para Funcionários Administrativos da Educação – Profuncionário em Secretaria Escolar. O referido Bloco constitui-se de sete módulos, os quais são apresentados a seguir:
                            Módulo 10: Trabalho Escolar e Teorias Administrativas.
                            Módulo 11: Gestão democrática nos sistemas e na escola.
                            Módulo 12: Legislação Escolar.
                            Módulo 13: Técnicas de redação e arquivo.
                            Módulo 14: contabilidade na escola.
                            Módulo 15: Administração de materiais.
                            Módulo 16: Estatística aplicada à educação.
                            Chegamos ao final e eu, não poderia deixar de agradecer pela oportunidade que tive em poder Cursar o Profuncionário, foi muito bom estudar todos os módulos do curso, foram opiniões de vários autores que se dedicaram em trabalhar para a nossa formação, para que possamos ser funcionários comprometidos com a Educação em todos os setores de nossa vida.
                            Ao longo dos estudos aqui realizados tivemos a oportunidade de agregar novos conhecimentos ao nosso fazer diário com o objetivo de transformarmos em cidadãos conscientes, em um fazer técnico, educativo e efetivamente participativo, especialmente no que diz respeito à administração dos materiais e dos equipamentos da escola, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dessa jornada, multiplicando atitudes positivas no seio da comunidade. Pois aprendemos que as ações educativas acontecem a partir da intenção de educar, podendo se dar em todos os espaços da escola, além da sala de aula.
                            Assim, a consciência quanto ao uso  racional dos materiais e dos equipamentos escolares, ou seja, do patrimônio escolar, deve sofrer as influências positivas voltadas à construção de uma postura crítica – individual e coletiva – em relação ao não desperdício como cultura de preservação do meio ambiente, de conservação do patrimônio público, de autonomia dos processos econômicos e financeiros e, principalmente, de construção de identidade da escola.
                           Os cuidados com os componentes patrimoniais (ambientais, culturais, morais e materiais) devem nortear um outro aspecto crucial à transformação da escola: o envolvimento de todas os segmentos da comunidade nos processos de mudança. E a mudança só é possível com a participação efetiva dos alunos, pais, professores, funcionários e direção. Desde o planejamento até a implantação e a avaliação das ações interventivas. Nesse sentido, a administração de materiais reveste-se de um caráter democrático, que caminha em consonância com os anseios e as demandas sociais, partindo dos problemas cotidianos de nosso ambiente de trabalho.
                       Por isso, é preciso ter claro que o financiamento da educação por meios de fundos (Fundef, Fies, Fundeb, Fundes) de caráter pontual e temporário precisa ser substituído pelo cumprimento do art. 212 da Constituição Federal, e eu acredito que isso já está sendo feito.
                       Durante esse percurso tivemos várias palestras com pessoas maravilhosas, que conseguiram passar para nós vários conhecimentos. Cada aula foi muito bem preparada pela Tutora Lílian pessoa maravilhoso que eu nunca quero esquecer , sempre vai estar em meu coração..
                      É com grande satisfação que encerro essa jornada que contribuiu muito à minha formação como educadora não-docente, e desejo um forte abraço a todas as pessoas que contribuíram para minha formação nesse curso.   
                                                              
                

Reflexão final do Módulo 16 - Bloco II - Secretaria Escolar


Reflexão final do Módulo XVI



            A aula desse dia 05/05/2012, foi especial cheia de expectativas, pois se refere ao décimo sexto módulo estudado no Curso Técnico de formação para os funcionários da Educação ( Profuncionário) em Secretaria Escolar, cujo tema abordado foi Estatística aplicada à Educação.
            A tutora Lilian explicou e desenvolveu os pratiques recordando conceitos matemáticos: razões e proporções, variáveis, tabelas e gráficos. Apresentou a importância ao estudo da estatística e como ela é desenvolvida nas escolas.
            Com o referido módulo, finalizamos um longo período de estudo que nos capacita para uma melhor atuação com profissionais da educação.
            Após a aula nos dirigimos para o SINTED, onde teve um almoço especial com churrasco e tudo mais.
            Finalmente, o momento esperado deste curso, a última aula. Vamos todos com certeza ficar com saudades dos encontros com as tutoras e colegas.
            Nesse dia teve homenagens, entrega de lembrançinhas, as tutoras passaram vídeos de suas turmas e finalizaram a última aula do curso. A Coordenadora Eunice, o  Professor Mauricio e o Secretário de Educação Municipal Mario Coelho e a Presidenta do SINTED Otilia estiveram presentes conosco. 

Reflexão final do módulo - 15 bLOCO II - SECRETARIA ESCOLAR


Reflexão final do módulo  - 15



            A aula do módulo 15 teve início com o Vídeo O Guerreiro do Pacífico, seja a mudança que você quiser, após o vídeo fizemos uma oração agradecendo a Deus por nossas vidas. Após a oração assistimos Islide com Deus não se brinca, foi bem legal
Tivemos nesse dia uma palestra ministrada pela Professora Maria José (Tata) que nos falou sobre a auto estima e motivação. Ela passou o Filme Lição de Vida no filme Gladiador, onde falou que para se ter sucesso, reconhecimento e glória é preciso ter motivação, que a vida é uma sucessão de batalhas, amigos, empregos e família. E que tudo que fazemos na vida é para a eternidade. Ela disse que a escola é uma empresa em que os clientes terão que ser bem recebidos, e que devemos ter boa convivência em nosso local de trabalho e comparou o ser humano a um lápis, dizendo que ninguém está pronto, assim como o lápis tem o grafite e precisa de um apontador para ficar com a ponta mais fina e assim sofre modificações, todo ser humano também tem algo de bom dentro de si. Ela nos disse que o lápis sempre permite que usemos uma borracha e que a qualidade mais importante dele é o grafite e ele sempre deixa uma marca.
E nós seres humanos devemos tomar cuidados com as marcas que deixamos. Devemos procurar deixar apenas marcas boas. Ela se despediu dizendo que estava muito feliz em estar novamente conosco, pois no Bloco I ela já havia dado uma palestra para nós.
                        Após a palestra deu-se inicio a nossa aula, a nossa tutora também nos passou alguns vídeos de motivação, e após o início dos estudos do módulo passamos a estudar a diferença entre Gestão e Administração e quais são os problemas enfrentados pelos gestores ao administrar a escola e como resolver esses problemas cotidianos.
                        Nessa aula estudamos também em como deve ser administradas as verbas que são destinadas a escola e quais os procedimentos que devem ser tomados para adquirir os bens da escola. Estudamos a diferença entre bens móveis, imóveis e materiais de expediente e de consumo
                        Nesse módulo tivemos noção de como devemos organizar os arquivos da escola para melhor aproveitamento dos espaços existentes nela, como também, métodos para evitar o desperdício de materiais etc...

Reflexão final da aula do Módulo 12 - Legislação Escolar


Reflexão final da aula do Módulo 12 - Legislação Escolar





Nesse dia a nossa aula foi na Escola Municipal Sebastião de Paula, por motivo de falta de água na Escola Estadual Eldorado na qual realizamos nossos encontros do Curso Profuncionário.
A aula iniciou-se às sete horas, com todas as turmas do curso reunidas em uma única sala. Pois, tivemos uma palestra com a nutricionista Soraya Knorst, o tema foi Higiene e Segurança nas escolas, ela falou de boas práticas de manipulação de alimentos, e que devemos tomar muito cuidado com a contaminação alimentar direta e indiretamente.
Ela falou sobre as contaminações de alimentos por bactérias, fungos, parasitas etc.
Falou também que devemos trabalhar com espírito de equipe, respeitar as pessoas. Foi uma palestra que nos trouxe vários conhecimentos sobre o tema estudado.  Terminou a palestra fomos para o lanche, após o lanche, cada turma foi para sua sala com sua tutora e iniciou – se o estudo do módulo 12.  A Tutora Lílian iniciou falando em legislação, por se tratar de um conjunto de normas embasadas em leis, decretos, deliberações, pareceres, resoluções e portarias que regulamentam a funcionamento de uma instituição, tendo como lei maior a Constituição Federal. Falou sobre a Revolução Industrial, referente à sua produção de bens para o consumo que era de forma artesanal e que sua produção era pequena por ser de forma individual e a como era a educação nessa época. Sobre a sociedade Moderna, Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação e os seus Programas, mostrando-nos a origem e o destino dos recursos. Sobre a Constituição Federal de várias épocas e os artigos que se referem à educação e a contribuição de cada uma para a educação, trouxe textos de apoio para trabalhar a Unidade I, onde alguns cursistas fizeram a leitura dos mesmos, e após a leitura, foi discutido o assunto em pauta.
Outro tema estudado foi a gestão democrática, com eleições para diretores e para colegiados escolar, que geralmente estão presentes nos estabelecimentos de ensino com a denominação de conselhos escolares, pois é composto por representantes de todos os segmentos da escola, professores, funcionários e pais de alunos.
 Fomos ao laboratório de informática e a tutora Lilian nos ensinou fazer slides e vídeos, trabalhamos com uns programas na internet que são eles: picjok.net, leoonapix.com, photofunia e scrapeenet, fizemos vários trabalhos com nossas fotografias eu amei essa aula.
A tutora passou um vídeo sobre escola de Paulo Freire, foi bem legal. Ela passou para nós, a mensagem  com o tema:  habilidade gestora.

Habilidade Gestora
·                                     Diagnosticar como um Médico;
·                                     Planejar como um arquiteto;
·                                     Defender seus ideais como um advogado;
·                                     Ouvir como um Psicólogo.