segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reflexão final do módulo - 14 Bloco II Secretaria Escolar


Reflexão final do módulo - 14



                        Nesse módulo vimos que o funcionamento da educação tem se configurado como uma das bandeiras mais significativas dos educadores. Uma educação pública de qualidade para todos tem sido perseguida desde a primeira República (1889 – 1930) que culminou no mais importante documento de educação desse País: O Manifesto dos Pioneiros da educação Nova (1932). Esse Manifesto chamava a atenção da nação para a urgência de um Plano Nacional de Educação por meio do qual se construiria o País desejado.

            Os reflexos do Manifesto fizeram-se salvo raras exceções. Conforme vimos nesse estudo, a Constituição de 1934 será a primeira a vincular recursos para educação, bem como será a primeira a assumir o papel da educação na construção da nação brasileira.

            A atual Constituição de 1988, mantém a vinculação de recursos destinados para a educação em seu art. 212 que, a propósito, configura-se no alvo privilegiado das atenções para com o fazer educacional. Não à toa, tem recebido a atenção dos pesquisadores.

            Aprendi o que é orçamento participativo? Orçamento público? LDO? Plano Plurianual? E o quanto é importante o Conselho Municipal do Orçamento Participativo e que cabe a este conselho acompanhar e fiscalizar os investimentos e obras realizadas pela Prefeitura e como os Vereadores estão votando nesses orçamentos que eles têm que analisar e discutir pra dar parecer favorável. Desta forma a prefeitura, população e Câmara Municipal, juntas construirão uma cidade melhor, planejando o futuro desejado.  Aprendi também o quanto é importante exigir notas fiscais nas compras em que fazemos em nosso dia a dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário