segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reflexão Final do Módulo 13. Bloco II Secretaria Escolar


Reflexão Final do Módulo 13.

A aula desse dia teve início as 7:00 horas, assim como todas as outras aulas, teve oração, teve palestra ministrada pelo supervisor da Sanesul o Sr. Roniflávio Aparecido de Souza Lima, onde o mesmo falou sobre a importância de nossas atitudes quanto a conservação e a prevenção do meio ambiente e que pequenas mudanças em nosso dia-a-dia, em nossa casa, no trabalho e na rua representam muito para o meio ambiente.

            Exemplo:

·        Diminuir o tempo de duração no banho;

·        Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos;

·        Não jogar lixo no chão;

·        Faça compras no mercado com sacolas ecológicas: são reutilizáveis e geram menos lixo;

·        Não desperdice papel;

·        Apague as luzes ao sair da sala

·        Utilize luz natural nos ambientes sempre que necessário

·        Desligue todos os equipamentos que não estiverem em uso.

Tivemos a aula expositiva na sala de aula, onde o mesmo falou que a Sanesul possui modernos sistemas de tratamento de esgoto em operação na cidade de Eldorado –MS, E que a coleta e o tratamento de esgoto contribuem para proteger rios, córregos e nascentes. Desta maneira evita danos ao Meio ambiente e a saúde pública. Após a essa aula fomos a uma aula de campo, na qual o ônibus já estava a espera dos estudantes, o primeiro poço artesiano a ser visitado foi o do Bairro CDHU, ele nos falou sobre o funcionamento desse poço, depois fomos para a Sanesul, lá ele nos explicou o funcionamento do tratamento da água e com é feito a distribuição dessa água para a população de Eldorado – MS.

Fomos conhecer o sistema de esgotamento sanitário que esta sendo feito em algumas áreas da cidade. La ele explicou seu funcionamento inicial até o funcionamento final do sistema de esgoto. Vimos que a Sanesul presta serviço em abastecimento de água e esgotamento sanitário, contribuindo para a saúde das pessoas, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico do Estado de Mato Grosso do Sul.      Voltamos para a Escola Estadual Eldorado, almoçamos e após o almoço, retornamos ao estudo do módulo 13.

Na Unidade 01 – vimos Linguagem e interação, identificar como a linguagem e alguns de seus fenômenos são usados na comunicação e na interação com o outro.

Na unidade 02 – Estudamos alguns tópicos da fala em situações comunicativas, aliada à apresentação pessoal.

Na unidade 03 – Estudamos tópicos gramaticais aplicados à escrita. E na Unidade 04 Vimos os temas documentação e arquivo.

Na unidade 05 – estudamos os procedimentos para arquivar documentos. Na Unidade 07 o conteúdo estudado foi: identificar a contribuição dos servidores administrativos.

Na unidade 08: o conteúdo estudado foi: Explicar os gêneros textuais administrativos da escola e seus usos.

Essa aula foi maravilhosa, assim como todas as outras, a Tutora Lilian é uma pessoa que tem um carisma maravilhoso. É agradável estudar com ela, ela é dinâmica,  explica bem os conteúdos, as aulas são bem preparadas e planejadas, não cansam a gente, o dia passa tranquilamente, graças as boas técnicas de a mesma expor os conteúdos estudados em sala de aula.



                                                          






Nenhum comentário:

Postar um comentário