segunda-feira, 28 de maio de 2012

Reflexão Final do Bloco II - Secreatraia Escolar


Reflexão Final do Bloco II





Memorial conclusivo do Bloco II do Curso Técnico em Secretaria Escolar.
                            Este memorial refere-se ao Bloco II do Curso Técnico de Formação para Funcionários Administrativos da Educação – Profuncionário em Secretaria Escolar. O referido Bloco constitui-se de sete módulos, os quais são apresentados a seguir:
                            Módulo 10: Trabalho Escolar e Teorias Administrativas.
                            Módulo 11: Gestão democrática nos sistemas e na escola.
                            Módulo 12: Legislação Escolar.
                            Módulo 13: Técnicas de redação e arquivo.
                            Módulo 14: contabilidade na escola.
                            Módulo 15: Administração de materiais.
                            Módulo 16: Estatística aplicada à educação.
                            Chegamos ao final e eu, não poderia deixar de agradecer pela oportunidade que tive em poder Cursar o Profuncionário, foi muito bom estudar todos os módulos do curso, foram opiniões de vários autores que se dedicaram em trabalhar para a nossa formação, para que possamos ser funcionários comprometidos com a Educação em todos os setores de nossa vida.
                            Ao longo dos estudos aqui realizados tivemos a oportunidade de agregar novos conhecimentos ao nosso fazer diário com o objetivo de transformarmos em cidadãos conscientes, em um fazer técnico, educativo e efetivamente participativo, especialmente no que diz respeito à administração dos materiais e dos equipamentos da escola, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dessa jornada, multiplicando atitudes positivas no seio da comunidade. Pois aprendemos que as ações educativas acontecem a partir da intenção de educar, podendo se dar em todos os espaços da escola, além da sala de aula.
                            Assim, a consciência quanto ao uso  racional dos materiais e dos equipamentos escolares, ou seja, do patrimônio escolar, deve sofrer as influências positivas voltadas à construção de uma postura crítica – individual e coletiva – em relação ao não desperdício como cultura de preservação do meio ambiente, de conservação do patrimônio público, de autonomia dos processos econômicos e financeiros e, principalmente, de construção de identidade da escola.
                           Os cuidados com os componentes patrimoniais (ambientais, culturais, morais e materiais) devem nortear um outro aspecto crucial à transformação da escola: o envolvimento de todas os segmentos da comunidade nos processos de mudança. E a mudança só é possível com a participação efetiva dos alunos, pais, professores, funcionários e direção. Desde o planejamento até a implantação e a avaliação das ações interventivas. Nesse sentido, a administração de materiais reveste-se de um caráter democrático, que caminha em consonância com os anseios e as demandas sociais, partindo dos problemas cotidianos de nosso ambiente de trabalho.
                       Por isso, é preciso ter claro que o financiamento da educação por meios de fundos (Fundef, Fies, Fundeb, Fundes) de caráter pontual e temporário precisa ser substituído pelo cumprimento do art. 212 da Constituição Federal, e eu acredito que isso já está sendo feito.
                       Durante esse percurso tivemos várias palestras com pessoas maravilhosas, que conseguiram passar para nós vários conhecimentos. Cada aula foi muito bem preparada pela Tutora Lílian pessoa maravilhoso que eu nunca quero esquecer , sempre vai estar em meu coração..
                      É com grande satisfação que encerro essa jornada que contribuiu muito à minha formação como educadora não-docente, e desejo um forte abraço a todas as pessoas que contribuíram para minha formação nesse curso.   
                                                              
                

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