segunda-feira, 9 de abril de 2012

Relatório da aula do Módulo 10 - Bloco II - Turma: Secretaria Escolar

Realizou-se, no dia 17 de setembro de 2011, o encontro presencial referente o Bloco II, do Curso Profuncionário.
A aula teve inicio às sete horas da manhã com todos os cursistas, onde a Coordenadora do Curso Eunice, a qual fez o repasse seguindo a pauta: sobre os encontros presenciais mensais no qual deveremos ficar atentos quanto às faltas e o horário das aulas.
Ela falou que todos nós somos líder de nós mesmos em nosso trabalho, e por isso temos que fazê-lo bem feito e com amor. Teve uma mensagem e após ela distribuiu um teste para que nós refletíssemos sobre o nosso temperamento e o do nosso colega mais próximo   
                               Tutora Lilian, Dulce e Erika
Ela apresentou as tutoras de cada curso específico, a comissão de formatura conversou com os cursistas sobre as promoções de formatura, na seqüência foi entregue os livros para cada turma de formandos, tivemos a presença da Prefeita Marta Maria de Araujo e do Secretário Municipal de Educação Professor Mario Coelho que vieram dar - nos as boas vindas a mais uma etapa do curso.

Prefeita Marta e Secretário Municipal de Educação Mario Coelho





Café da manhã









 Após o lanche voltamos para sala de aula, onde os cursistas receberam os módulos e os grupos foram separados por área específica.
Nossa tutora Lilian apresentou-se com a dinâmica do palito de fósforo, pediu que cada cursista ao se apresentar acendesse o fósforo e se apresentasse falando sobre si mesmo enquanto houvesse chama no palito.
Tutora Lilian





Coordenadora Eunice visitando nossa sala

    



Logo em seguida a tutora Lilian continuou a aula com exposição oral sobre o tema e passou vídeo com mensagem: Trabalho escolar e Teorias Administrativas do Curso Técnico em Gestão Escolar. De José Vieira de Sousa. 

Hora do almoço, Prefeita Marta e o Secretário Municipal Mario Coelho almoçaram conosco.






Após o almoço, retornamos à aula.

  Depois fomos para o café da tarde após o café da tarde.
 




Retornamos ao estudo do módulo, com exposição oral do conteúdo.

  Nesse módulo foi enfatizado que a escola não realiza o seu trabalho no Vazio, mas baseando-se em diretrizes e fundamentos do contexto social no qual sua atuação ganha e constrói significados. E que a mesma ao desenvolver suas atividades cotidianas, deve buscar assegurar um padrão ético dos serviços que presta, por ser uma organização de caráter público

Lembrou-nos que embora cada coletividade possua idéias diferentes, o que faz com que diversas formas de pensar e agir co-existam no interior da sociedade, no mundo contemporâneo a escola possui um projeto claro: a formação para a cidadania, a democracia e a inclusão social.
E que o estudo desse módulo tenha nos permitido, assumir uma posição mais consciente frente ás transformações que se verificam no sistema educacional, como um todo. A intenção maior deste curso é contribuir para ampliar nossa compreensão de uma escola democrática, cidadã e de qualidade social para todos os brasileiros.
Quanto as teorias administrativas estudadas nesse módulo, minha opinião é que a que ainda está bem viva em nosso meio, é a teoria do homo economicus. Pois em um país capitalista como o nosso, onde a desigualdade é bem visível. Observo que tem pessoas que exercem vários empregos para poder se manter e sobreviver, enquanto que outras não têm nenhum emprego.
E que as teorias existem, com alguma intenção, e tomara, que seja para valorizar o profissional e não para explorá-lo, mascarando a real realidade de intenção da mesma.
O estudo desse módulo me trouxe muito aprendizado e a aula foi ótima.
Gostei do Poema de Urjana Shrestha,18 anos. Todos temos direitos. São Paulo, Ática, 2000. Que a Tutora Lilian apresentou na aulas para nós cursistas.
Eu tenho um sonho
Lutar pelos direitos dos homens
Eu tenho um sonho
Tornar nosso mundo verde e limpinho
Eu tenho um sonho
De boa educação para as crianças
Eu tenho um sonho
De voar livre como um passarinho
Eu tenho um sonho
Ter amigos de todas as raça
Eu tenho um sonho
Que o mundo viva em paz
E em parte alguma haja guerra
Eu tenho um sonho
Acabar com a pobreza na terra.
Eu tenho um sonho
Eu tenho um monte de sonhos...
Quero que todos se realizem
Mas como?
Marchemos de mãos dadas e ombro a ombro
Para que os sonhos de todos se realizem!!!
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.

Postado pela cursista: Sirlei Aparecida dos Santos Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário