terça-feira, 3 de abril de 2012

Reflexão Final do Módulo-14 Bloco-II Organização e Operação de Cozinhas Escolares - Turma Alimentação Escolar

   Demos início a aula do dia vinte e cinco de fevereiro de dois mil e doze com a professora de educação física Thaís Alves, onde fizemos alguns exercícios de alongamento e dançamos algumas músicas, começamos o dia bem. Por volta das oito horas e trinta minutos tivemos uma palesttra sobre direito com o Carlos Ferraciolli, onde nos esclareceu sobre os direitos administrativo que são um grupo de normas, regras e regulamentos, visando o atendimento às necessidades dos administrativos, onde o administrador não pode fazer o que quizer, ele tem suas leis a cumprie e o administrativo tem que cumprir com suas obrigações e se sentir-se explorado, prejudicado, discriminado ou algo parecido deve procurar seus direitos, pois o direito deve ser provocado para ser cumprido, o servidor deve denunciar para que seu direito seja cumprido.

   Deveres do funcionário:

   * Ser assíduo e pontual;
   * Cumprir ordens, quando legais;
   * Guardar sigilo das repartições;
   * Tratar com qualidade e respeito os companheiros de serviço;
   * Apresentar-se limpo e bem trajado, entre outros.

   Vimos nesse módulo também as intoxicações, as infecções e as toxinfecções que são prrejudiciais à saúde e devemos tomar muito cuidado com a higiene na hora da preparação dos alimentos para não fazer mal às crianças como: diarréia, náuseas, vômito, dor de cabeça, febre, entre outros.

   Nesse módulo nós da alimentação escolar tivemos um pratique que gostaríamos de compartilhar com vocês, pois foi muito agradável a nós funcionárias e aos alunos que colaboraram  conosco.

   Convidamos alguns alunos dias antes para chegarem mais cedo na escola para aprenderem como se faz arroz com frango na escola e as crianças adoraram a idéia. No dia anterior ferventei os peitos de frango, desfiei e reservei.

   Chegaram quase todos no horário combinado, lavaram as mãos, colocaram as toucas, alguns ficaram observando e os maiores ajudaram. Dizemos a eles que primeiro coloca-se a água de fazer o arroz para ferver, em seguida peguei alguns peitos de frango do mesmo jeito que veio do mercado para ferventar, só pra eles terem uma noção do processo de ferventar o frango, mas os peitos que iríamos utilizar já estava ferventado e desfiado.

   Coloquei a panela no fogo, o óleo, o alho, a cebola que eles mesmos tinham cortado e esperei dourar, um aluno colocou o colorau, a Lourdes colocou os tomates batidos no liquidificador e a água, esperei ferver um pouco enquanto isso algumas crianças estavem descascando as batatas.

   Quando o molho já tinha fervido acrescentei os peitos de frango desfiados, as batatas, cenoura ralada, provamos o sal e agora é só aguardar as batatas cozinhar. Enquanto esperamos o frango ficar pronto, fomos refogar o arroz, algumas crianças escolheram o arroz, a Lourdes fritou o alho e a cebola, esperamos dourar então colocamos na panela quase dois pacotes de arroz, que foi frito e em seguida colocado a água quente e provado o sal.

    As crianças ficaram admiradas com a quantidade de arroz, então foram pra sala esperar a hora de lanchar o que eles tinham ajudado a preparar. Eles adoraram alguns comentaram que queriam me ajudar novamente.


   Vejam as fotos desse dia.





                                                                Lavando as mãos



                     
                                                               Começando a merenda
                                                      



                                                          Acrescentando o frango ao molho
                                                              
                                            
                                                  
                                                  
                                 
                                                  

                                              
                                                                         As crianças ajudando
                                                               



                                    Lourdes cozinheira do período matutino na E.E. 13 de Maio




                                       Vilma e Lourdes cozinheiras da E.E. 13 de Maio




                                                         Adoraram escolher o arroz
 
 
         

    Cursista: Vilma Benassi Bernardo                                                   





Nenhum comentário:

Postar um comentário