segunda-feira, 2 de abril de 2012

Reflexão Final do Módulo-10 -Bloco-II Alimentação e Nutrição no Brasil - Turma Alimentação Escolar

   No dia dezesete de 2011 às sete horas a tutora Érika deu início a mais uma aula, onde ficaria a turma toda junta por apenas mais quatro horas, onde nos dividimos em três grupos: secretariaescolar, infra-estrutura e alimentação escolar que é o meu gupo que estará supervisionado pela tutora Dulce Delevatti.

 
   Logo após o almoço separamos os grupos e demos início ao nosso módulo 10, que eu amei, pois fala sobre alimentação e nutrição no Brasil, que é muito importante termos esse conhecimento para nosso dia-a-dia.


   Falamos sobre obesidade que vem afetando bastante desde as crianças até os adultos. Vimos os programas que o governo deixa à disposição dos menos favorecidos, para que tenham uma alimentação digna que são: bolsa família, programa nacional de alimentação escolar, hortas comunitárias, alimentação e nutrição dos povos indígenas entre outros.


   Na unidade três falamos sobre a culinária e sua diversidade e a riqueza das comudas das inco regiões do nosso país.

   * Região Norte: mandioca, pato no tucupi, peixe da água doce, frutas silvestres como, açaí, murici, cupiaçu, entre outros.
   * Região Nordeste: galinha ao molho pardo, carne de sol, feijões, inhame, macaxeira, leite de coco, buchada de bode, sarapatel, tapioca, entre outros.
   *Região centro-oeste: caça, pesca, churrasco gaúcho, aves, peixe de água doce, erva-mate, arroz com pequi, entre outros.
   *Região Sudeste: tutu com torresmo, feijão-de-tropeiro, angu, couve à mineira, costela e lombo de carne e os variados pratos à base de milho como curau, pamonha, bolo de milho verde, canjica, entre outros.
   *Região Sul: churrasco de carne e linguiças assadas na brasa, acompanhadas com arroz branco, salada de maionese, farinha de mandioca torrada, saladas verdes, macaxeira cozida e pão, entre outros.


    Fizemos a dinâmica do sonho onde a tutora Dulce nos deu uma bexiga onde a enchemos e colocamos dentro dela um pedaço de papel com o nosso sonho escrito nele onde eu escrevi: meus filhos bem sucedidos na vida, em seguida nos entregou um palito de dente e pediu que protegessemos cada uma seu sonho, então, abraçamos nosso sonho sem tentar destruir o sonho do outro desprezando então o palitinho de dente.


                                      Tutora Dulce, Vilma, Lourdes, Alcina e Marlene




                        Nessa aula também entregamos o nosso memorial, da conclusão do bloco-I.



                                            Dando início aos Mapas da Diversidade Cultural




                                                  Mapa da Diversidade Cultural da Alimentação


                                              


                                             Mapa da Diversidade Cultural da Secretaria










                                                       Começando a Montagem do Mural









                                           Francisca, Sirlei, Lourdes, Amélia, Vilma e Juraci

























                                    Cursista: Vilma Benassi Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário