terça-feira, 3 de abril de 2012

Reflexão Final do Módulo-09 Bloco-I Direito Administrativo e do Trabalho

   Nesse módulo aprendemos muito sobre direito em geral, tivemos uma palestra com o Carlos Ferraciolli que é formado em direito e hoje atua como defensor público no fórum dessa cidade, onde debatemos bastante sobre nossos deveres, nossos direitos e sobre as leis que só existem no papel e não se cumprem.

   Falamos muito sobre a lei Maria da Penha, onde as mulheres maltratadas e espancadas pelos seus parceiros elas ao denunciar o agressor a polícia por sua vez cumpre seu papel fazendo com que o agressor pague pelo seu erro.

   Mas nem sempre a vítima procura a polícia, por medo de que o agressor a agrida ainda mais. Vimos nesse módulo também o mundo do trabalho onde vimos que o homem produz a si mesmo, desenvolvendo habilidades e a imaginação, conhecendo e desafiando as forças da natureza, atingindo seus próprios limites.

   O homem, mediante o trabalho, não permanece o mesmo, o trabalho muda a visão que ele tem do mundo e de si mesmo. Podemos definir cidadão como o indivíduo que, consciente de seus direitos e deveres, participa ativamente das questóes que envolvem a sociedade.

   Direito administrativo é o conjunto de regras que regulam harmonicamente as atividades da  administração pública, tratando do funcionamento e da organização dos serviços públicos necessários à promoção do bem comum, o direito administrativo é um ramo do direito público interno que tem como objetivo tratar das relações entre órgãos, agentes e pessoas jurídicas que compõem a administração pública.
                                  


                      Relatório sobre a palestra das unidades 3 e 4 ministrada pelo Sr. Carlos Ferraciolli

   No dia onze de junho de dois mil e onze por volta das oito horas e trinta minutos tivemos a visita de Carlos Ferraciolli que hoje atua como Defensor Público onde veio nos dar uma palestra sobre "Direito".

   Ele nos deixou claro que a vida é uma via dupla porque pra todo direito tem sua obrigação, pra cada ação tem uma reação se você tratar alguém bem o bem você também receberá. Nos alertou sobre o estatuto do idoso onde o idoso tem o direito de remédios e viajem gratuito, e se esse direito for negado o idoso pode procurar a defensoria pública e reclamar seus direitos.

   A sala toda questionou bastante sobre o fato do salário mínimo ser 545.00, onde o preso que tenha contribuído com a previdência social por um ano tem o direito a 768.00 mensais por filho que ele tenha.
 
   Achamos isso um absurdo pois, há trabalhadores braçais que lutam o mês inteiro para ganhar um salário mínimo e os presos tem direito a um valor maior para cada filho que tenha.

   Ele esclareceu bem que nos direitos fundamentais homens e mulheres tem direitos e obrigações iguais e que devemos buscar e conhecer nossos direitos para poder exigir por eles, e nos deixou uma mensagem de Elmer Lehhermom.   "SORTE É O QUE ACONTECE QUANDO A PREPARAÇÃO ENCONTRA A OPORTUNIDADE."



                                                    O gupo que venceu a dinâmica


                                                               Divertindo um poco        
 




                                                     


                                                                Comemorando a vitória
                                                    
   

  
                      Cursista: Vilma Benassi Bernardo                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário