terça-feira, 3 de abril de 2012

Reflexão Final do módulo-06 Bloco-I Gestão da Educação Escolar

    Este módulo constitui-se  pode se dizer um fecho das reflexões que vem sendo desenvolvidas no decorrer do curso. Basta refletirmos sobre ao conceito geral de “Gestão”, o qual vem de gerir, gerência, administração, e ligarmos ao con­ceito de “Administração” que não pode existir o administrativo sem o pedagó­gico, pois um é intrínseco ao outro. Para o autor, administração é a utilização racional de recursos para determinados fins. Todavia, os meios não podem contrariar os fins, devem ser adequados a eles.
   Como vimos em módulos anteriores a esse. Antigamente, não se sabia o que era democracia e, muito menos o que era uma sociedade democrática. O país era governado por apenas uma pessoa, e não se pedia a participação nem a opinião do povo para assuntos de governos do país. No entanto, ao longo dos tempos, esta situação foi se alterando, através de revoltas, abolição de monarquias, implantação de Repúblicas, golpe de Es­tado.
 
    Este módulo abordou as concepções da administração, gestão educa­cional, gestão democrática e os diferentes papéis dos trabalhadores da educa­ção e a reforma do estado brasileiro.
  
    Aprendemos com o mesmo, que temos que estudar e sabermos um pouco mais das leis, para entendermos os nossos direitos e deveres de cida­dãos para se viver em sociedade. Que a criança aprende o verdadeiro papel de ser democrático na escola, família e na sociedade. Que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador, que a autoridade não é violenta, ela consiste em certas ascendências moral e que a liberdade e autoridade não são termos excludentes, as mesmas se implicam.
  
   Que a liberdade é filha da autoridade bem compreendida. Pois ser livre não consiste em fazer aquilo que se tem vontade, e sim em ser dono de si pró­prio, em saber agir segundo a razão e cumprir o dever. Que a escola é um lu­gar onde podemos nos relacionar socialmente com outras pessoas, fazer ami­gos e que as relações interpessoais são fundamentais para a nossa aprendiza­gem. E que os conhecimentos são transmitidos nas trocas de experiências vi­vidas dentro e fora da escola.
  
   E que a escola também é à base de preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho, na formação da cidadania, no desenvolvimento do pen­samento critico levando o individuo a buscar mais conhecimento. 

   Que a educação escolar tem a tarefa de promover a apropriação de saberes, atitudes e va­lores por parte dos alunos, pela ação mediadora dos professores e pela organização e gestão da escola.
  
   Que a principal função pedagógica da escola é a de assegurar o desen­volvimento das capacidades cognitivas, operativas, sociais e morais pelo seu empenho na dinamização do currículo, no desenvolvimento dos processos de pensar, na formação da cidadania participativa e na formação ética dos seres humanos.
Cursista: Sirlei Aparecida dos Santos Macedo.

                                       Montando o Mural da gestão democrática


                                           

                          Colando os bonequinhos que simbolizam os funcionários da escola

                                        
                           Devemos trabalhar em união para o bem da comunidade escolar









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