Como vimos em módulos anteriores a esse. Antigamente, não se sabia o que era democracia e, muito menos o que era uma sociedade democrática. O país era governado por apenas uma pessoa, e não se pedia a participação nem a opinião do povo para assuntos de governos do país. No entanto, ao longo dos tempos, esta situação foi se alterando, através de revoltas, abolição de monarquias, implantação de Repúblicas, golpe de Estado.
Este módulo abordou as concepções da administração, gestão educacional, gestão democrática e os diferentes papéis dos trabalhadores da educação e a reforma do estado brasileiro.
Aprendemos com o mesmo, que temos que estudar e sabermos um pouco mais das leis, para entendermos os nossos direitos e deveres de cidadãos para se viver em sociedade. Que a criança aprende o verdadeiro papel de ser democrático na escola, família e na sociedade. Que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador, que a autoridade não é violenta, ela consiste em certas ascendências moral e que a liberdade e autoridade não são termos excludentes, as mesmas se implicam.
Que a liberdade é filha da autoridade bem compreendida. Pois ser livre não consiste em fazer aquilo que se tem vontade, e sim em ser dono de si próprio, em saber agir segundo a razão e cumprir o dever. Que a escola é um lugar onde podemos nos relacionar socialmente com outras pessoas, fazer amigos e que as relações interpessoais são fundamentais para a nossa aprendizagem. E que os conhecimentos são transmitidos nas trocas de experiências vividas dentro e fora da escola.
E que a escola também é à base de preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho, na formação da cidadania, no desenvolvimento do pensamento critico levando o individuo a buscar mais conhecimento.
Que a educação escolar tem a tarefa de promover a apropriação de saberes, atitudes e valores por parte dos alunos, pela ação mediadora dos professores e pela organização e gestão da escola.
Que a principal função pedagógica da escola é a de assegurar o desenvolvimento das capacidades cognitivas, operativas, sociais e morais pelo seu empenho na dinamização do currículo, no desenvolvimento dos processos de pensar, na formação da cidadania participativa e na formação ética dos seres humanos.
Cursista: Sirlei Aparecida dos Santos Macedo.
Montando o Mural da gestão democrática
Colando os bonequinhos que simbolizam os funcionários da escola
Devemos trabalhar em união para o bem da comunidade escolar
Montando o Mural da gestão democrática
Colando os bonequinhos que simbolizam os funcionários da escola
Devemos trabalhar em união para o bem da comunidade escolar
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