terça-feira, 3 de abril de 2012

Reflexão Final do Módulo-07 Bloco-I Informática Básica

   A manifestação do interesse acerca da utilização e/ou implanta­ção de novas tecnologias tem sido expressiva na atualidade. Sabe-se que um dos mais importantes “instrumentos” tecnológicos da atualidade é o computa­dor, especialmente quando conectado a rede de ligação mundial: a internet. Este equipamento tem feito parte do cotidiano de muitas pessoas, empresas, grandes indústrias, redes bancárias e, inclusive, a escola, como uma tecnolo­gia cada vez mais indispensável, pois, auxilia imensamente na execução das atividades, tornando-se tão usual quanto um controle remoto ou um telefone celular.

       No que concerne, então, aos conteúdos apreendidos durante o módulo 7, de informática básica, considero-os, muito relevantes à prática do funcionário de escola. São conteúdos do cotidiano escolar e, por isso, auxiliam sobrema­neira no desenvolvimento do trabalho, bem como em um melhor desempenho das funções dos mais variados seguimentos desse ambiente. Vale salientar que, com uma melhor compreensão dos princípios fundamentais da informá­tica, ou seja, seus conteúdos básicos, pelo funcionário da escola, a agilidade na elaboração dos documentos e um atendimento mais eficaz são conseqüên­cias.
       Além dos conceitos fundamentais envolvidos na temática da informatiza­ção, tais como: as descobertas e criações do homem em sua relação com a natureza; a questão da industrialização, ao menos em nível de Brasil; as questões relativas às tecnologias da informação; e ainda, a questão do acesso às tecnologias e ao mercado de trabalho, outros conteúdos que dizem respeito à aplicabilidade, não de menor importância, pode-se destacar no estudo do referido módulo: a importância de conhecer o computador entendendo-o como uma máquina e verificar o funcionamento de seus componentes; o aprofunda­mento quanto ao sistema operacional Linux; a apropriação de “partes” do sis­tema operacional Linux, tais como a área de trabalho, o editor de textos BrOf­fice, elaboração de planilhas no Calc, os ícones, barra de tarefas, personaliza­ção e demais configurações da área de trabalho (fundo de tela, plano de fundo e protetor de tela, por exemplo); conhecimentos acerca do sistema operacional Windows XP; editor de textos Word XP; navegador do Internet Explorer e Mo­zilla Ferefox; entre outros.

       O módulo 7 foi muito interessante, especialmente porque não ficamos “presos” aos conteúdos do livro, componente da formação técnica. O que considerei muito rico neste módulo foram especialmente as trocas de experi­ências, tanto com a tutora quanto entre os alunos. Aprendemos, por exemplo, copiar e colar figuras, digitar textos e formatar.

       Eu achei incrível que a história da humanidade se resumiu em apenas um Módulo . E que o surgimento do computador e da internet revolucionou o mundo. Ela  fez a interação de todos os povos. Na área da pesquisa facilitou e muito nossas vidas. Tudo isso graças a Bill Gates e Steve Jobs que populari­zaram os computadores pessoais e fizeram grandes investimentos e concorre­ram com outras indústrias que não acreditavam na popularização dos compu­tadores pessoais e nessa época não se interessavam pelo investimento.
       Assisti ao Filme Pirata do Vale do Cilício, gostei muito deu para compre­ender o quanto é benéfico para nós quando existe concorrência no mercado industrial. 
       Assisti ao filme Rede Social, que conta a história de um aluno da Universi­dade Harvard chamado Mark Zuckerberg, analistas de sistemas que fez o pro­jeto Facebook e ficou milionário. Onde milhares de pessoas passam horas em frente a um computador e preferem as relações virtuais às relações interpesso­ais presencia.
       Vimos neste módulo que a tecnologia é tão antiga quanto a humanidade e encontra-se em evolução permanente. Ela representa a concretização dos co­nhecimentos científicos adquiridos em prol da satisfação das necessidades humana.

     Cursista: Sirlei Aparecida dos Santos Macedo.
                     
                                               
                                                     Preparando o jogral da Pátria


                                                        

                                                        Apresentando o jogral da pátria
                                      
                                        Contamos com a colaboração de dois filhos de cursistas












Nenhum comentário:

Postar um comentário